Se você parar agora para pensar nas suas experiências com feedback que recebeu ou que você que forneceu ou até fazendo uma rápida pesquisa com colegas de trabalho, certamente irá descobrir que poucos gostam de dar e muitos poucos gostam de receber.
O feedback normalmente é visto como sinônimo de desconforto, prenúncio de conflito ou até uma forma ardilosa de transmitir uma má notícia. Encontramos frequentemente no final de uma reunião de feedback ressentimento e reações negativas.
Porém o feedback é uma ferramenta de desenvolvimento, que só acontece quando acreditamos na outra pessoa. Trata-se de uma orientação para o futuro, por isso é um trabalho conjunto com a outra pessoa na definição de um padrão futuro desejado.
Atenção para não ficar ancorado no passado focando o ciclo disfuncional. Entender e aprender a lição para seguir a rota é a essência positiva. Importante que você esteja preparado e a reunião aconteça de forma privada.
Técnica na palma da mão
1 – Foque em comportamentos específicos, que alavancam o desenvolvimento da pessoa e impactam os resultados do negócio.
2 – Defina com a outra pessoa um padrão para o futuro.
3 – Quando também nos mostramos dispostos a mudar, a evolução acontece.
4 – Atenção aos sentimentos envolvidos.
5 – Elogie praticando também o feedback de reforço.
O feedback implica em ajustes de comportamento e pode ser entendido erroneamente como um ataque a uma autoimagem de perfeição de performance acima da média esperada. Para lidar com esta situação peça um feedback seu em uma situação específica e mostre que este pedido está a serviço do seu desejo de melhorar sempre e estabeleça uma conexão para um diálogo construtivo de mão dupla.
Comunicação Positiva do Líder
O padrão de comunicação da liderança contribui muito para criar ótimos resultados.
Para construir uma comunicação positiva é preciso:
- Oferecer feedback positivo sobre as contribuições dos colaboradores: Best-Self Feedback, transmitir colaboração na comunicação
- Transmitir notícias negativas de forma construtiva para gerar crescimento ou mudanças
O Efeito Losada
Marcial Francisco Losada é um psicólogo que estudou a relação entre:
Afirmações Positivas (que demonstram apoio, colaboração, reconhecimento e aprovação)
Afirmações Negativas: (que demonstram sarcasmo, cinismo e desaprovação)
E o impacto destas afirmações sobre o desempenho das equipes de trabalho:
Equipes de Alta Performance:5.6 afirmações positivas para cada afirmação negativa.
Equipes de Baixa Performance:3 afirmações negativas para cada positiva
O Efeito Losada na vida real
Baseando-se no estudo de Losada, 2,9013 é a proporção de afirmações positivas para cada afirmação negativa para tornar-se uma equipe bem-sucedida. Isto significa que são necessários 3 comentários positivos para “reverter” os efeitos de um comentário negativo.
As pessoas que têm a oportunidade de vivenciar interações de pelo menos 3 interações com emoções positivas para uma negativa tendem a florescer na saúde mental e no desempenho individual.
Feedback é um ciclo continuado de conversas relevantes, sobre a adoção de novos comportamentos.
Você está encorajando a evolução profissional de uma outra pessoa.
Elogie de verdade e você vai transformar as pessoas.
A habilidade de dar e receber feedback faz parte da formação de um executivo e envolve dois pilares: competências de gestão e competências de liderança. Assim como um ciclista, para se sustentar em cima de uma bicicleta e chegar ao seu destino, um executivo deve articular as funções da gestão (roda de trás, que impulsiona) com a liderança (roda da frente, que direciona) para realizar seus objetivos e alcançar os resultados.
Saiba mais sobre nossos programas de Gestão de Liderança.
Próximo programa aberto para o desenvolvimento de novos gestores será no dia 18 de junho de 2018 em SP. Hotel Plaza INN – Rua Palestra Itália, 263 – Peridizes – SP
https://www.sympla.com.br/workshop-desenvolvimento-de-novos-gestores-e-lideres—essere__292846
José Renato Zornetta
Master Coach, Psicólogo Organizacional, Treinador Comportamental, com pós-graduação em RH e MBA em Gestão pela FGV. Com histórico de realização como executivo de RH, com mais de 30 anos de experiência em posições de Liderança e Diretoria.