A psicologia positiva aplicada no planejamento de resultados

Como você pode colocar caneta no papel e se tornar um planejador melhor?

Vamos dar uma olhada em cinco maneiras, juntamente com os pontos fortes que você pode focar para alcançar cada um.

As 5 maneiras de usar plenamente os seus pontos fortes:

1. Especifique seus objetivos no papel:

Parece óbvio, mas não é!

Quando temos objetivos não cumpridos, eles saltam em nossas mentes, perturbando nossos pensamentos e ocupando espaço mental. Então, o que podemos fazer sobre isso? Pesquisas mostram que o ato de escrever sinceramente nossos objetivos, estabelecendo um plano para eles, libera recursos cognitivos. Em outras palavras, uma vez que seu plano está no lugar, você está livre para seguir em frente até a hora de trabalhar nele novamente.

Como colocá-lo em prática: comprometa-se a uma meta, colocando-a por escrito, esboçando as etapas que você precisa para alcançá-la. Divida essas etapas em tarefas pequenas e gerenciáveis e ao concluí-las marque em seu planejador. Ao tirar os planos da sua cabeça e colocá-los no papel, você manterá uma mente mais clara. Comprometa-se com seus objetivos no papel.

 Use estas forças de caráter: prudência, autocontrole.

2. Pratique autocompaixão:

Todos nós saímos do trilho vez ou outra quando se trata de perseguir nossos objetivos. A melhor coisa que podemos fazer quando isso acontece? Perdoar-se! A autocompaixão previne uma espiral negativa e nos dá o incentivo para perseverar. Pesquisas apoiam isto: por exemplo, um estudo descobriu que as pessoas que se perdoaram por procrastinar eram menos propensos a procrastinar novamente no futuro.

 Como colocá-lo em prática: agendar em algum tempo regular “eu” como uma forma de mostrar apreciação e compaixão. Este tempo deve ser para fazer algo que você ama ou que faz você se sentir mais energizado e recarregado. Por exemplo, você pode tirar uma hora de cada semana para meditar, escrever, praticar um esporte ou passar algum tempo em contato com a natureza. Programar este tempo em seus planos significa cuidar de si mesmo, não vai cair no esquecimento, e você será lembrado ativamente por sua bondade.

Use estas forças de caráter: bondade, perdão, gratidão.

3. Encontrar motivação intrínseca:

Fazer planos é uma coisa, mas para alcançar seus objetivos você também tem que cumpri-los. É aí que entra o tipo certo de motivação. Pesquisas mostram consistentemente que as motivações intrínsecas são mais fortes do que as extrínsecas.

Hoje, as dinâmicas das empresas são baseadas principalmente na motivação extrínseca, subestimando o poder da motivação intrínseca. A motivação intrínseca faz com que sejamos mais produtivos e criativos, incentiva o aprendizado e o crescimento constante e traz gratificação e satisfação.

As pessoas que apresentam a motivação intrínseca no ambiente de trabalho, têm uma performance melhor que outros e tem uma lealdade maior com a empresa. Por exemplo, um senso de realização pessoal no trabalho pode ser um motivador mais duradouro do que o quanto você ganha.

O engajamento e a lealdade são conquistados:

• Pela identificação dos estímulos da motivação intrínseca, que difere de pessoa para pessoa.

• Com monitoramento e ações contínuas para qualificar esses estímulos.

A dificuldade em identificar as pessoas que estão desmotivadas é a principal razão pela qual as empresas negligenciam estratégias baseadas na motivação intrínseca.

Além disso, a porcentagem de gestores com habilidade e sensibilidade para gerenciar propriamente as relações interpessoais são geralmente baixas, com uma visão pouco clara do nível de motivação intrínseca dos seus liderados e a ausência das habilidades para potencializá-la.

 Como colocá-lo em prática: quando você está fazendo planos, pense sobre por que segui-los realmente importa para você. Em seu Planner organizador você deve definir suas prioridades a cada dia, que é um momento perfeito para cavar fundo e definir cada um dos focos de acordo com suas 7 motivações intrínsecas:

OBJETIVOS CLAROS

O sentimento dos seus desafios estarem balanceados com a suas competências técnicas.

FEEDBACK CONSTANTE

Percepção de qualidade e consistência do trabalho realizado através de feedbacks constantes.

INTERAÇÃO SOCIAL

A qualidade das relações dentro do ambiente de trabalho. Um bom ambiente pode significar colaboração numa empresa e uma competição saudável em outra.

DESAFIOS BALANCEADOS

O sentimento de uma melhoria contínua no seu conhecimento humano e técnico.

SENSO DE MELHORIA, SENSAÇÃO DE CONTROLE

O sentimento de estar apto para tomar decisões relevantes no ambiente de trabalho e que estão em consonância com suas habilidades pessoais.

A vontade de tentar novas direções sem a preocupação excessiva com a culpa ou erro.

ATITUDE DE RISCO

A clara percepção de compreensão do propósito, da estratégia, dos objetivos, direção e tarefas diárias do seu trabalho.

SENSAÇÃO DE CONTROLE

O sentimento de estar apto para tomar decisões relevantes no ambiente de trabalho e que estão em consonância com suas habilidades pessoais.

Isso vai ajudar a orientar o seu planejamento para o que é mais importante.

Use estas forças de caráter: espiritualidade, curiosidade, amor à aprendizagem.

4. Trabalhar com outras pessoas:

Às vezes, a maior barreira para o planejamento é a sensação de estar oprimido. Por que colocar esforço para criar um plano quando o objetivo final parece muito longe, quase impossível? Aqui é onde podemos alavancar as habilidades de outros.

Como colocá-lo em prática: que tarefas em seu plano você pode delegar? O que pode ser feito de forma mais eficaz reunindo uma equipe? Se a liderança e o trabalho em equipe são os principais pontos fortes para você, o processo de planejamento é um ótimo momento para começar a usá-los.

Determine com quem você pode trabalhar para trazer seus objetivos ao estado de FLOW – que representa a relação entre os níveis de desafios e o nível das habilidades pessoais dentro do ambiente de trabalho (O modelo de Fluxo – “FLOW” foi introduzido pelo psicólogo positivo Mihaly Csíkszentmihályi)- em seguida, estabeleça algumas estratégias de comunicação e inclua em seus planos.

Por exemplo, use seu Planner organizador para agendar reuniões de equipe mensais ou semanais e feedbacks frequentes.

Use estes pontos fortes de caráter: trabalho em equipe, liderança, inteligência social.

5. Refletir:

Independentemente se as coisas estão indo bem no plano ou não, há sempre alguma lição a ser aprendida de como você vai na jornada. Isso é o que faz a reflexão regular como um importante componente de análise do processo de avanço no plano. Por exemplo, um estudo recente descobriu que aqueles que tomaram apenas 15 minutos para refletir sobre seu dia de trabalho aumentaram o desempenho no escritório em quase 25%.

Ao agendar um tempo para reflexão, você pode avaliar como seus planos estão indo a cada passo do caminho, em seguida, usar o que você aprendeu para melhorar e adaptar sua estratégia de avançar.

Como colocá-lo em prática: inclua um momento para reflexão escrita em intervalos regulares em todo o seu plano. Por exemplo, incluir uma revisão semanal que lhe pede para refletir sobre o que correu bem e o que poderia ser melhorado. Enquanto a reflexão mental é benéfica, escrever seus pensamentos ajuda a concentrar e solidifica-los.  

Use estes pontos fortes do caráter: julgamento, honestidade, perspectiva.

Para concluir, independentemente de quais são os seus maiores pontos fortes, você pode se tornar um planejador e um Líder melhor.

Lembre-se: mesmo que alguns pontos fortes não venham naturalmente para você, você ainda pode se concentrar em usá-los — ele pode apenas exigir um pouco mais de esforço. Adicione as ferramentas certas para a mistura, inclusive fazendo uso da tecnologia e assim colherá os benefícios de uma rotina positiva que trará maior produtividade e felicidade no alcance dos objetivos.

Tema: As rotinas positivas no planejamento de resultados.

Subtemas: Psicologia Positiva no trabalho. Motivação intrínseca. Como obter maior produtividade e engajamento com a ciência da positividade.

Objetivo: Ferramentas da psicologia positiva aplicadas no trabalho

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Abrir bate-papo
Olá,
Podemos ajudá-lo?