As 4 chaves da comunicação para lidar com o excesso de informação

Estamos vivendo a revolução da informação disponível em volume exponencial e sua portabilidade na palma da mão.

Houve uma época em que pensávamos, “que bom seria se eu tivesse acesso a apenas um livro e lá tivesse os assuntos mais variados para a minha consulta ou pesquisa”. Pois bem, muito mais que um livro, um mundo de informações está à nossa disposição.

A velocidade e a quantidade de informação é tão abundante e extraordinária que  a sensação é de que estamos sempre desatualizados.

Trazendo isso tudo para o mundo corporativo, não há dúvidas de que essa velocidade e abundância de informações tem trazido avanços incríveis e necessários para a modernização e agilidade dos negócios.

A internet trouxe o conceito de conectividade que se incorporou em nosso dia a dia desde o final do século 20, tornou o mundo pequeno com a agilidade da informação e das conexões nas midias sociais. A maioria das pessoas não se imaginam viver sem um celular e conectados o tempo todo, com isso reduzem a produtividade pessoal em média 40% com hábitos que tiram o foco de atenção.

Como lidar com tanta informação?

É preciso sem dúvida filtrar o volume de informações para não se envolver demasiadamente e esquecer de praticar a comunicação em seu trabalho e desenvolvimento do seu negócio.

 “Sócrates, 470 a.c. um dos filósofos mais citados de toda a história, ensina a técnica das três peneiras para filtrar a informação, que são: bondade, verdade e utilidade. Método simples e muito útil nos dias atuais de fake news e disseminação de informações que nada agregam de valor.

É de fundamental importância encontrar a forma correta de fazer a comunicação, conhecer o jeito que as pessoas entendem e assimilam o que está sendo comunicado.

Destacamos 4 chaves apontadas por especialistas em comunicação para desenvolver suas habilidades:

Primeira chave: Escuta plena

Não basta escrever um belo texto para comunicar algo a todos os níveis da organização e simplesmente colocar no quadro de avisos. É preciso fazer a comunicação verbalmente e ter a certeza de que ela foi entendida, respeitando as pessoas e suas individualidades, crenças e valores, suas necessidades e percepções. Isso minimiza os ruídos de comunicação, evita conflitos e gera entendimento e confiança.

Segunda chave: Empatia

É a capacidade de ouvir e entender, de perceber a perspectiva do outro, de tratar as pessoas de acordo com o estado emocional delas para gerar conexões positivas.

Terceira chave: Comunicação congruente

É a maneira com que o comunicador relata o que está sendo comunicado, pela impostação de voz, pausas, postura, expressão corporal e facial, sorriso, gestos, conexão visual, gerando credibilidade ao fato comunicado.

Quarta chave: Assertividade

É a comunicação consciente, verdadeira com o objetivo de aumentar o conhecimento das pessoas e o crescimento do negócio.

Conclusão

A essência da comunicação eficaz é o fator determinante para o sucesso de projetos e negócios. A comunicação efetiva ocorre quando a mensagem alcança e é compreendida por interlocutor.

A comunicação é uma competência treinavel e deve ser aprimorada continuamente. Uma postura de abertura para receber e dar feedbacks contribuem para o engajamento e a manutenção do moral do time no exercício da Liderança, sua influência e responsabilidade na manutenção de um ambiente saudável.

Para isso, a ESSERE, disponibiliza ferramentas de diagnóstico e cursos para o desenvolvimento da comunicação individual, bem como o aprimoramento e engajamento de equipes em seus processos de comunicação e maior positividade e confiança no ambiente de trabalho.

Tema: Comunicação – As 4 chaves para lidar com o excesso de informação

Subtema: Excesso de informações versus habilidades de comunicação.

Objetivo: A competência da boa comunicação, autodesenvolvimento, produtividade pessoal e desenvolvimento organizacional.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp