As Energias Propulsoras da Alta Perfomance

Há uma obsessão no mundo cada vez mais veloz, em buscar a alta performance, a produtividade, e os melhores resultados.  Por isso nos dedicamos a pesquisar e estudar a ciência da alta performance que não significa somente a equação: fazer mais com menos ou mais em menos tempo, trabalhando mais para ter resultados excepcionais e duradouros. Em cada fase de vida a nossa energia é diferente, assim como enfrentamos as adversidades e superamos nossos desafios, nos adaptamos às mudanças e o que fazemos dela é uma experiência pessoal.

A velocidade nas respostas, executar melhor, pensando grande com foco no uso da energia, com entusiasmo, sem a fadiga e estresse, mantendo o equilíbrio entre as várias dimensões da vida é uma questão de metodologia, um modelo mental e hábitos com atitudes produtivas e sem lacunas onde você deve fazer a sua parte para que o sucesso se materialize.

Os pesquisadores Americanos descobriram que três desejos humanos intrínsecos – “autonomia, domínio e propósito” – impulsionam a produtividade, que chama por energia vital e quadridimensional ou seja composta por um campo físico, emocional, mental e espiritual.  Na maturidade a energia que nos dá a força interior vem do campo espiritual, sentido de propósito e legado, o mental nos dá o foco e o uso dos nossos talentos, o emocional nos dá qualidade, bondade e respeito social e a energia física a quantidade.

Cuidando de nossas fontes de energia nas quatro dimensões:

FÍSICA

Esse nível está relacionado à sua quantidade de energia, que está relacionado basicamente a três pontos: atividade física, alimentação e sono/descanso, que irão fornecer os 2 ingredientes fundamentais para o seu nível de energia física, oxigênio e glicose.

  • ALIMENTAÇÃO
  • ATIVIDADE FÍSICA
  • SONO/DESCANSO

EMOCIONAL

O nível emocional está relacionado à qualidade da energia. Tem emoções que nos dão crédito de energia e tem emoções que nos dão débito de energia. Uma atividade importante é aprender técnicas de respiração e a yoga contribui significativamente.

MENTAL

Nossa capacidade de raciocínio e processamento das informações consomem bastante energia e a atenção dos seus receptores. Por isto, uma riqueza de informação, cria uma pobreza de atenção. Manter o FOCO: Todos nós nos preocupamos com diversas coisas na vida, mas nosso núcleo de influência é sempre menor que a nossa área de preocupação. Imagine uma lanterna com seu foco de luz, pode ser de foco amplo ou estreito,  onde posso ter um foco de pequeno diâmetro, mas intenso e outro onde posso ter amplo mas pouco intenso, dependendo do direcionamento e nitidez do objeto iluminado, assim é o nosso foco de atenção e onde vai a nossa energia.

ESPIRITUAL

Neste nível é onde adentramos a dimensão dos nossos valores, do legado, do propósito de vida. Ele responde a pergunta do porque, os demais níveis respondem ao como.  Certa vez alguém disse que se você descobrir um porque, suporta qualquer como. Por isto são os nossos motivadores mais profundos, são os valores pessoais.  A dimensão espiritual é quando refletimos sobre o que nos entusiasma, o que vai além de mim, é a dimensão onde servimos a algo maior do que nós mesmos.  Na era que estamos com alta tecnologia é muito comum pessoas associarem que o fato de não acreditarem que a vida tenha um propósito em si, ou seja, por acreditarem que a vida seja um acontecimento do acaso, eles não precisam achar um propósito para a sua vida pessoal. O que é um erro. Buscar um propósito para a existência é uma necessidade humana, como comer, e dormir. Mesmo que seja ateu, você tem de buscar este significado, aliás, neste caso mais ainda, pois não teria outra vida depois da morte para compensar.

Portanto faça uma pausa e reflita:

Como gostaria de ser lembrado, após a sua morte?

Como seria um mundo ideal para você? Quais valores seriam expressos neste mundo?

Os valores expressos neste mundo ideal provavelmente são os valores importantes para você, olhe para esta lista e veja se acrescentaria algo mais.  A dimensão dos valores é a dimensão espiritual mais filosófica, temos também de ter uma mais contemplativa, onde praticamos meditação, ou oramos. Ou seja, um momento onde entra-se em contato com o absoluto, o que conta é o experienciar e não o pensar.  Procure ter estes momentos em sua vida, eles nos auxiliam a lembrar o que é realmente importante nesta nossa passagem pelo planeta Terra.

MUDANÇA DE HÁBITOS

De tudo que foi falado até agora, para que seja colocado em prática, temos de criar novos hábitos. Todos nós sabemos como é difícil criar novos hábitos, como iniciar uma atividade física, ou ter uma alimentação mais saudável.  A partir do momento que a pessoa tem consciência deste sistema, aumenta a possibilidade dela conseguir implementar mudanças em sua vida.

Consciente do processo você agora pode se programar a mudar o hábito, abaixo algumas dicas:

  • Tenha metas de curto prazo, se quer melhorar a alimentação avalie o que comeu diariamente e não semanalmente;
  • Comece com algo fácil, se vai iniciar uma atividade física, comece com a mais fácil de todas, uma que possa fazer próxima a sua casa ou ao traballho;
  • Comece com metas modestas, mas que irá aumentando a dificuldade com o tempo;
  • Busque o apoio de outros, como família e amigos. Quer mudar a dieta, peça apoio e participação da família;
  • Crie um ritual para introduzir o hábito. Exemplo: todas as manhãs você se prepara para o dia como um atleta, preparando o seu lanche, ou no caminho de casa no final do dia, ouve músicas relaxantes, que facilitam você chegar em casa mais tranquilo.

Você chegou aqui no fim do artigo, mas um momento inspirador para iniciar o seu aprimoramento contínuo, com propósito e qualidade de vida, ocupando-se com atividades prazerosas.

José Renato Zornetta

Psicólogo e Master Coach. Coach de alta performance.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Abrir bate-papo
Olá,
Podemos ajudá-lo?