Autorresponsabilidade: o diferencial na carreira

Fortalecendo o ambiente de trabalho

Quando compreendemos e assumimos a responsabilidade pelos nossos atos, nos colocamos na direção de onde queremos estar.

Neste artigo, vamos ver o que significa responsabilidade pessoal. Também exploraremos como você faz disso um de seus valores fundamentais.

Acompanhe alguns exemplos que ilustram situações cotidianas…

Um acidente de trânsito acontece com João, daqueles que diariamente se vê, onde uma distração em uma fração de segundos causa uma batida leve.

João se responsabiliza pelo acidente de trânsito, entendendo que foi ocasionado por sua imprudência ao dirigir.

Exemplo no atendimento ao cliente

Paulo está frustrado. Ele está tentando resolver um problema com um pedido de material com seu fornecedor, mas o profissional de contato no atendimento ao cliente com quem ele está falando não está ajudando.

“Foi culpa da equipe de despacho. Não posso fazer nada sobre isso”, diz o atendente. Paulo pede para falar com outro atendente. Neste segundo contato o atendente lida com a situação de forma muito diferente.

“Lamento ouvir sobre esse problema”, diz ele. “Vou descobrir o que aconteceu e enviar o pedido por entrega expressa. Estará com você amanhã”.

Paulo se sente menos estressado imediatamente. O primeiro agente se esquivou de suas responsabilidades, enquanto o segundo se coloca pessoalmente responsável por resolver o problema. Ele se apropriou da situação, pediu desculpas, e encontrou uma solução.

Exemplos de compreensão com ressignificação

“Eu chego atrasado com frequência por que EU não tenho levado em consideração o tempo que passarei no trânsito.”

“Eu teria trazido o material que foi requisitado se EU me organizasse para isso ou fizesse uma anotação para não esquecer.”

Honestidade é a base da responsabilidade pessoal

Você já deve ter percebido que ser responsável pelos próprios atos não é uma tarefa fácil.

Quando você assume essa posição, não poderá mais arrumar desculpas ou transferir a culpa sem nenhum peso na consciência, como provavelmente faria antes.

Agora que você sabe que é o único responsável pelo que acontece na sua vida, você precisa partir para a ação.

O que é responsabilidade pessoal?

Autorresponsabilidade é a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida, seja positivo ou negativo.

Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida através de treino e dedicação. Quando algo dá errado em uma organização, e aparece um “culpado”, surge uma sensação de alívio no grupo, só que o problema continua presente. Isso acontece muito, pois estamos individualmente acostumados a transferir a culpa, em especial quando falhamos de alguma maneira. A verdade é que essa é uma posição cômoda, fácil de ser mantida.

Quando você é pessoalmente responsável, você se apropria de situações em que está envolvido. Você os vê passar, e assume a responsabilidade pelo que acontece – bom ou ruim. Você não culpa os outros se as coisas derem errado. Em vez disso, você faz o seu melhor para fazer as coisas direito.

No local de trabalho, a prestação de contas pode ir além de suas próprias tarefas. Por exemplo, você pode ser responsabilizado pelas ações de sua equipe.

Os Benefícios da Responsabilidade Pessoal

Às vezes pode ser difícil assumir a responsabilidade pessoal. No entanto, você vai descobrir que ele oferece muitas vantagens.

Primeiro, você provavelmente terá relações mais saudáveis com seus amigos, familiares e colegas.

Assumir responsabilidade também constrói confiança dentro de equipes e organizações, porque as pessoas sabem que podem depender umas das outras. Líderes responsáveis são mais propensos a serem confiáveis e respeitados, porque as pessoas sabem que eles manterão sua palavra.

No lado pessoal também pode economizar tempo e dinheiro. As pessoas que assumem a responsabilidade por suas ações falam e procuram soluções quando há um problema. Isso não só evita que a situação piore, como impede que os custos e os atrasos aumentem.

Por último, a responsabilidade pessoal pode aumentar suas chances de promoção. Quando você mostra aos colegas seniores que você é confiável, você se marca como alguém com potencial de liderança.

Como ser mais responsável

A responsabilidade pessoal não é uma característica com a qual as pessoas nascem, é uma maneira de viver que você pode aprender.

Algumas dicas e estratégias:

Conheça seu papel

É difícil ser pessoalmente responsável se você não tem clareza pelo que você é responsável.

Se este for o caso para você, peça ao seu Gestor para fornecer uma descrição do trabalho que define suas tarefas claramente. Se as responsabilidades não estiverem claras dentro da equipe, peça ao seu gerente para delinear quem é o responsável por diferentes tarefas e compartilhar essas informações com todos os envolvidos.

Seja honesto

O sucesso na vida só vem quando você é completamente honesto consigo e com os outros. Isso significa deixar de lado seu orgulho, e admitir quando você cometeu um erro.

Então, sintonize seus “sentimentos” quando as coisas estão difíceis, e aprenda a pedir ajuda se você estiver precisando, para que você não decepcione os outros.

Dica:

Honestidade é sempre a melhor política. Não a use para culpar os outros, ou para inventar desculpas. Em vez disso, concentre-se em seu próprio papel em uma situação, e pense em como você pode resolver o problema.

Peça desculpas

A responsabilidade não para com honestidade. Se algo deu errado e você foi responsável, então você precisa se desculpar.

Concentre-se em deixar tudo claro quando você se desculpar, e mostrar o que você vai fazer para corrigir a situação. Isso permite que todos os envolvidos sigam em frente, e os ajuda a se concentrar no objetivo final, em vez do problema.

Peça feedback e faça ajustes

Prestar contas de nossas ações pode abrir poderosas oportunidades de aprendizado. Quando algo não foi planejado, peça feedback e procure maneiras de fazer as coisas de forma diferente no futuro.

Reflita sobre suas ações também: passe algum tempo no final de cada dia passando por essas perguntas simples:

• O que eu poderia ter feito diferente hoje?

• Como posso construir essa mudança no meu trabalho a partir de agora?

Com o tempo, você construirá novas habilidades e melhores maneiras de lidar com situações difíceis.

Concluindo

Quando você é pessoalmente responsável, você se apropria do que acontece como resultado de suas escolhas e ações. Você não culpa os outros ou dá desculpas, e faz o que pode para corrigir as coisas que dão errado.

Para se tornar mais responsável, certifique-se de que você tem clareza sobre seus papéis e responsabilidades. Seja honesto consigo mesmo e com os outros, para que possa admitir quando estiver errado, peça desculpas e siga em frente.

Por último, pense cuidadosamente em situações em que você não se responsabiliza, mas deveria. Tenha em mente que erros e falhas podem ser valiosas ferramentas de aprendizagem, se você tiver a coragem de aprender com eles. Na vida, quando não aprendemos a lição e corrigimos a rota, continuamos expostos a que as mesmas situações voltem a acontecer.

 A ideia é encontrar onde, ao enfrentar um obstáculo, é possível que a sua ação provoque mudanças. É assumir o seu papel na construção do seu destino e não inventar desculpas para evitar sair da sua zona de conforto.

É possível aprender a ter autorresponsabilidade, sem olhar para tudo de forma negativa. Aliás, quanto mais otimista for a sua perspectiva sobre seus erros, melhor: eles podem ser utilizados como aprendizados valiosos para garantir que, no futuro, você fará tudo com mais acertos!

A ESSERE dispõe de metodologia própria e design de programas online para desenvolvimento de habilidades e competências. Faça contato para saber mais sobre nossas soluções.

Tema: Carreira. Compreendendo a força da autorresponsabilidade.

Subtema: Fortalecendo as relações no trabalho. Assertividade. Comportamento. Gestão de carreira.

# autorresponsabilidade. # competências #carreira

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp