Geração X, Y, Z, Alpha e Baby Boomers. Vamos nos preparar para um futuro que já é realidade!
Para compreender os costumes e valores dos jovens em cada época, do Brasil e do mundo, especialistas em comportamento criaram uma forma de classificar as gerações. Antigamente calculava-se o surgimento de uma nova geração, mais ou menos, de 20 em 20 anos. Com a revolução tecnológica a partir dos anos 80, essa estimativa caiu para dez anos.
No mercado de trabalho, isso implica numa mistura de gerações atuando juntas. A filosofia tradicional de trabalhar baseada em lealdade, persistência, tempo de casa, figura de autoridade e liderança forte, com profissionais altamente especializados está mudando. Cada geração tem sua visão de mundo e foi moldada de forma diferente.
Conheça as gerações:
Baby Boomers: Nascidos entre 1940 e 1960 – Gradualmente se aposentando e deixado uma lacuna de conhecimento e Habilidades;
Geração X: Nascidos entre 1960 e 1980 – Geração confortável em trabalhar com times menores e preferem flexibilidade das regras e um estilo de liderança mais participativo;
Geração Y: Nascida entre 1980 e 2000 (também conhecida por Millennials). São conectados, high tech, impacientes e querem tudo muito rápido;
Geração Z: Nascida entre 1990 e 2010 – Começando a entrar no mercado de trabalho. Moldados na linguagem de vídeo games. Querem tudo rápido e imediatistas;
Geração Alpha: Nascidos depois de 2010. Estão em idade escolar, aprendendo de forma tradicional, mas irão assumir funções que ainda não existem usando tecnologias que irão ser inventadas.
Na medida em que os profissionais mais velhos da geração Baby Boomers saem do mercado de trabalho e os mais novos entram, as empresas começam a se deparar com a lacuna de habilidade deixada pela aposentadoria de seus profissionais Seniores. Uma pesquisa internacional feita em 16 países pela consultoria Robert Half, incluindo o Brasil, identificou como as empresas Brasileiras estão se preparando para o GAP de Habilidades.
Contratando profissionais de nível médio para aprender tais habilidades – 37%
Aumentando treinamento e desenvolvimento profissional – 57%
Ampliando os benefícios para reter os Baby Boomers – 36%
Contratando talentos seniores para substituir os aposentados – 36%
Ampliando os programas de MENTORIA – 31%
Isso nos mostra que estamos diante de um GAP de habilidades, frente à velocidade das mudanças, e a volatilidade que impacta na vida de pessoas, instituições, empresas, e na forma de governar. Estima-se que em 2020, a cada 80 dias, o conhecimento deve dobrar no mundo, com impactos significativos no planeta.
Assim que as coisas mudam, podemos acordar de um jeito e ao irmos dormir de outro, pois tudo mudou. A forma de liderar as diferentes gerações e estilos requer um Líder mais preparado para a gestão de pessoas, em sua forma de comunicar, de ouvir e de se conectar com estas diferentes gerações, coexistindo num mesmo ambiente.
Muitos dos jovens da Geração Alpha estão na escola tradicional e quando forem para o mercado de trabalho irão trabalhar com coisas que ainda não existem. Novas competências e valores serão um GAP cada vez maior nas habilidades, na produtividade e sucesso das Empresas.
Entendemos como uma prioridade, uma mudança nos modelos de ensino e aprendizagem, para o desenvolvimento de novas habilidades no mercado de trabalho e para a vida. Com significado para cada geração.
Esse tem sido foco de trabalho da Essere High Performance, contribuindo com as necessidades deste novo cenário, que demanda o fortalecimento de habilidades essenciais, como solucionar conflitos, estilo de liderança que engaje diferentes gerações, criando um ambiente positivo e produtivo para os negócios e novas estratégias de aprendizagem na formação e desenvolvimento de pessoas.
Marco Antonio Ginciene
Sócio proprietário da ESSERE HIGH PERFORMANCE.