“A confiança é o principal valor em todas as interações pessoais. É o adesivo que mantém as pessoas unidas e o lubrificante que cria a coesão interna nas organizações.” Richard Barrett
Confiança é a base de qualquer relacionamento. Um tema fácil de entender e complexo no cotidiano de nossas vidas pessoais e profissionais. A confiança tão desejada requer tempo para ser construída. É um pilar importante na construção de um negócio, onde os fundadores ou sócios fundadores buscam uma permanência e estabilidade, vínculos emocionais e afetivos, contribuindo para a prosperidade do empreendimento. Contudo, com o crescimento do negócio as equipes precisam ser cada vez mais especializadas e muito competentes na geração de resultados num mundo cada vez acelerado. As decisões em processos de contratação são mais cuidadosas, buscando novos colaboradores que além de competentes precisam ser confiáveis.
Um importante dado sobre confiança no Brasil. é que ela está nas empresas familiares, por exemplo. O SEBRAE estima que 90% das empresas Brasileiras são empresas familiares de diversos tamanhos, pequeno, médio e grande porte e impactam de forma expressiva no PIB nacional, na geração de empregos e no seu papel social. As novas gerações começam assumir os negócios da família com herdeiros bem formados, buscando a realização profissional e com uma quantidade de informações maior do que as gerações anteriores.
Sócios devem colocar em prática os seus melhores esforços para que a confiança se mantenha entre eles não só nos períodos de bonança, mas também nas fases de conflito que eventualmente ameaçam a relação societária. O novo Líder, o herdeiro terá que entender seu papel de mantenedor da saúde de seu negócio, se conhecendo, valorizando seus liderados, afirmar os valores compartilhados, desenvolvendo capacidades e mantendo a esperança, não desistindo do sonho e sendo resiliente ao enfrentar as adversidades.
Compreendendo a Confiança
Autores como Stephen M.R.Covey (autor do livro o poder da Confiança), e Richard Barrett destacam a anatomia da Confiança, onde os principais componentes são caráter e competência. Caráter é um reflexo de como você é por dentro, sua intenção e o nível de integridade que exibe em seu relacionamento com os outros. Competência é um reflexo de como você é externamente, a sua capacidade e os resultados que atinge em seu papel. O caráter depende basicamente do nível de desenvolvimento de sua inteligência emocional e social. A integridade pela honestidade, justiça e autenticidade. Já a competência depende basicamente do nível de desenvolvimento de sua inteligência mental, da sua educação e do que você aprendeu em sua carreira profissional. A capacidade demonstrada por competências, conhecimentos e experiência.
Gerindo e construindo Relações com Confiança
Relações baseadas na confiança podem azedar rapidamente se as pessoas não conhecerem seus clientes como indivíduos e como membros de uma cultura corporativa. Compreenda a cultura de sua empresa e conheça o ambiente corporativo de seu cliente. Faça o esforço de conhecer pessoalmente os membros de sua equipe. Sua confiabilidade refletirá sua companhia. Identifique problemas e lidere pelo exemplo. Não tente quantificar confiança com métricas. As emoções contidas em suas histórias relevantes ajudarão pessoas a se conectarem emocionalmente. Ninguém nasce com habilidades plenas para a confiança, mas você pode as desenvolver com tempo, prática, paciência e autoconsciência.
José Renato Zornetta
Master Coach
Saiba mais sobre a Essere High Performance em: https://esserehp.com/