Comece um novo ano praticando o desapego e melhorando a si mesmo
“Para adquirir conhecimento, acrescente coisas todos os dias. Para obter sabedoria, remova coisas todos os dias”, Lao Tzu.
Ano novo é sinônimo de renovação e de aspirações para uma vida nova, repleta de resoluções e esperança. Porém, vivemos um momento de acúmulos de coisas e de afazeres e perdemos o foco do que realmente desejamos. Nesse sentido, o desapego é uma ferramenta fundamental para o nosso dia a dia.
Muitos possuem características pessoais que podem ser prejudiciais para a saúde mental e emocional. O apego é uma delas – seja por coisas, ideias, pessoas ou situações. As pessoas com perfil apegado tendem a ter muita dificuldade em adaptar-se à novas situações de vida, sentindo as mudanças com uma grande perda e gerando emoções desequilibradas e prejudiciais ao corpo e mente. Precisamos transformar as emoções perturbadoras básicas (apego, raiva, indiferença, orgulho e inveja) em sabedoria e plenitude de vida.
Liberdade e leveza é o desapego
No aspecto psicológico, coisas acumuladas são espelhos do nosso interior, das decisões que não conseguimos tomar. O excesso paralisa diversos aspectos da existência e desvia o foco daquilo que nos incomoda e do que precisa ser mudado. A limpeza ao redor só acontece quando prestamos atenção no que incomoda dentro de nós.
Abrir mão de coisas, pessoas e situações deixa a vida mais leve. É preciso praticar o desapego e criar liberdade para pensar e aprender a viver com menos e com o que realmente é essencial e importa.
Formas de praticar o desapego
Podemos recorrer a alguns exercícios mentais para ter controle da nossa mente. Meditação, exercícios de respiração, autoconhecimento e retomar o caminho do que de fatos nos interessa, são ferramentas que ajudam e aperfeiçoam a prática do desapego. Devemos definir o que é essencial no nosso dia a dia, aprender novos hábitos e simplificar, sempre permitindo-se receber o novo.
No mundo corporativo
A aplicação de técnicas como o “5S” e os “Mutirões de Limpeza e Descarte do Que É Desnecessário”, geram um resultado final impressionante e pode ser aplicado em nossas vidas em seis etapas:
- Tenha um objetivo claro
É muito importante ter um objetivo definido antes de começar. Exemplo: pode ser uma mudança de estilo, a necessidade de mudar para uma casa menor e até o desejo de viver com menos. Uma vez que o objetivo está claro, fica mais fácil saber o que é realmente importante.
Um exemplo que pode ser colocado em prática no mundo corporativo: se você trabalha em casa (home office), não há a necessidade de ter tantas roupas para o trabalho. Elimine o que estiver sobrando e mantenha apenas o essencial.
- Separe tudo por categorias, organize o ambiente, as coisas e identifique excessos;
- Descarte. É imprescindível jogar no lixo tudo aquilo que não presta;
- Passe a diante o que não quer mais, elimine sem dó, faça a energia circular;
- Venda, troque ou doe as coisas que tem utilidade ou valor;
- Use a sua criatividade, reinvente, de nova utilidade, recicle;
Tudo o que nos cerca tem energia e toda energia parada está sendo desperdiçada. Abrir um espaço mais silencioso e equilibrado em sua vida pode ajudar imensamente e dar pequenos passos é o melhor jeito de fazer isso acontecer.
Eliminar os acúmulos, organizar-se, simplificar as relações, diminuir o ritmo e apreciar as pequenas coisas pode mantê-lo(a) mentalmente saudável. É só começar! Que tal hoje?
A Essere High Performance, com a visão de transformar o comum em extraordinário, constrói soluções personalizadas para o desenvolvimento pessoal e para o alcance da alta performance. Além de transmitir conhecimento, desenvolvemos habilidades e nos comprometemos com os resultados. Conheça nossos produtos, serviços e cursos abertos. Inscreva-se!