Nesta época do ano, muitos de nós entramos em recesso ou férias e ao voltarmos ao trabalho no ano novo nos perguntamos onde o tempo foi. Levamos as nossas preocupações com o que deixamos de cumprir, pendências, questões de ordem financeira, relacionamentos familiares, saúde, doença etc., deixando de viver o momento presente.
Estes períodos de festas e de férias não devem ser uma faca de dois gumes. Há uma técnica útil que pode ajudá-lo a maximizar a alegria nesta temporada. Essa técnica é chamada de saborear. Apegue-se às coisas boas deliberadamente e sem julgamento e, assim, você não terá tanto espaço para as coisas estressantes.
Tal como acontece com a maioria das coisas, descobrimos que a chave é encontrar o equilíbrio que funciona para você, para a sua vida profissional e pessoal.
Prepare-se para esta época de final de ano e aproveite para fazer um balanço de como estão as suas atividades relacionadas ao trabalho, sua saúde, família e o lazer.
4 maneiras de saborear mais positividade e ter menos estresse
1 – Use sua alegria e desfrute experiências positivas
Muito parecido com a prática da atenção plena, este tipo de sabor envolve estar presente no aqui e agora e ciente da informação sensorial. Mas em vez de observação destacada, incline-se para essas boas vibrações e procure ativamente emoções positivas. Defina suas intenções antes do tempo, selecionando alguns momentos ou eventos específicos durante a próxima semana que você pretende saborear, em seguida, segure as coisas boas durante o tempo que puder.
Nossas reações físicas externas, são frutos de nossos pensamentos, como o resultado de nossas emoções interiores (por exemplo, nós sorrimos porque nos sentimos felizes). No entanto, a ciência sugere que a reação em cadeia vai para os dois lados – sorrindo realmente nos faz sentir mais felizes, enquanto curvando nossos ombros e cruzando os braços pode nos fazer sentir mais chateado. Nesta temporada ria intencionalmente, sorrir, abraçar, pular de alegria, para amplificar o momento que você está feliz.
2 – Imagine-se em uma positiva viagem mental no tempo
Mesmo se você não está experimentando algo positivo no momento presente, você ainda pode praticar saborear. Todos nós temos a capacidade de “viajar no tempo”; dentro de nossas mentes, para um momento mais positivo – se é em algum momento no passado ou em nosso futuro antecipado. Pense em uma época em que você se sentia tão feliz que você pensou que iria estourar. Ou pense em algo chegando, em breve, que você está realmente animado. Agora vá lá, em sua mente e saboreie essas reações positivas em seu corpo.
3 – O sabor da consciência – Estou em construção
“Durante a nossa vida causamos transtornos na vida de muitas pessoas, porque somos imperfeitos. Nas esquinas da vida, pronunciamos palavras inadequadas, falamos sem necessidade, incomodamos. Nas relações mais próximas, agredimos sem intenção ou intencionalmente.
Mas agredimos. Não respeitamos o tempo do outro, a história do outro. Parece que o mundo gira em torno dos nossos desejos e o outro é apenas um detalhe. E, assim, vamos causando transtornos. Esses tantos transtornos mostram que não estamos prontos, mas em construção. Tijolo a tijolo, o templo da nossa história vai ganhando forma. O outro também está em construção e causa transtornos.
E, às vezes, um tijolo cai e nos machuca. Outras vezes, é a cal ou o cimento que suja nosso rosto. E quando não é um, é outro. E o tempo todo nós temos que nos limpar e cuidar das feridas, assim como os outros que convivem conosco também têm de fazer.
Os erros dos outros, os meus erros. Os meus erros, os erros dos outros.
Esta é uma conclusão essencial: todas as pessoas erram. A partir dessa conclusão, chegamos a uma necessidade humana e cristã: o perdão.
Perdoar é cuidar das feridas e sujeiras. É compreender que os transtornos são muitas vezes involuntários. Que os erros dos outros são semelhantes aos meus erros e que, como caminhantes de uma jornada, é preciso olhar adiante.
Se nos preocupamos com o que passou, com a poeira, com o tijolo caído, o horizonte deixará de ser contemplado.
E será um desperdício. O convite que faço é que você experimente a beleza do perdão.
É um banho que te deixa leve! Se eu errei, se eu o magoei, se eu o julguei mal, desculpe-me por todos esses transtornos… Estou em construção!”
Este belíssimo texto do Papa Francisco nos conduz a uma reflexão de nossos propósitos.
4 – Compartilhe sua alegria com os outros
Enquanto as primeiras 3 estratégias de sabor podem ser feitas sozinho, este último requer conexão com outras pessoas. Pesquisas sugerem que comunicar, compartilhar e celebrar eventos positivos com os outros são ótimas maneiras de amplificar e saborear ainda mais as coisas boas em sua vida.
Aproveite o tempo para se conectar com pessoas que são importantes para você. Tomar um café com um amigo, ou colocar de lado o trabalho para passar um tempo de qualidade com um membro da família que você não consegue ver com frequência. Gratidão intencional pode fazer maravilhas.
E aí? Está pronto para receber 2020 repleto de desafios e oportunidades positivas?
Boas festas e construa a cada dia de 2020 um ano extraordinário em sua vida.
Tema: Encontre seu equilíbrio
Subtema: 4 maneiras de saborear mais positividade e ter menos estresse
Objetivo: Reflexão e dicas para a temporada de festas. Os benefícios da psicologia positiva para o modelo mental e relacionamentos.