“Se quisermos mais sorrisos na vida, devemos dar condições para que eles apareçam.” Dalai-Lama
Um olhar que muda tudo é um olhar sem padrões, sem julgamento, com um modelo mental de positividade que desperta as fortalezas internas que todo ser humano possui. A ciência estuda e comprova que o bom humor é o ingrediente que faz a diferença na saúde, bem estar, nos relacionamentos e principalmente no trabalho, transformando adversidades em oportunidades de aprendizado.
Na vida nem tudo dá certo, e nem sempre estamos com a mesma disposição todo o tempo. O ambiente também tem uma forte influência sobre nós. Nós influenciamos o ambiente e o ambiente nos influencia, num espiral de alto astral ou de baixo astral.
O mal-humorado não dá resposta para as situações, não participa, não absorve. Isso prejudica o relacionamento e a comunicação, repelindo aproximações positivas, influenciando o ambiente e a produtividade .
A pessoa de bom humor consegue ajuda na solução de problemas. Já o mal-humorado tende a esconder seus problemas ou dificuldades, garantindo assim que não vai receber ajuda.
Ser alegre não é a falta de seriedade. E sim, é uma competência que expande outras, além do senso crítico mais apurado e perspicácia em provocar surpresas boas, as pessoas de bom humor lidam com o novo e absorvem muito mais.
Uma pequena história…
Conheci uma idosa de mais de 90 anos e muito lúcida, sempre com um sorriso e palavra de gratidão que cativava a todos ao sua volta, recebendo atenção e carinho das pessoas. Talvez você leitor conheça muitos idosos, alguns são assim, outros são mal humorados e difíceis no convívio. Já outros estão senis, doentes e assistidos em tempo integral. Mas, focando no positivo para aprendemos como é o modelo mental desta sábia, perguntamos a ela qual era o seu segredo para uma vida longa e saudável, como resposta:
– Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. A dica é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças, construindo seu banco de lembranças positivas.
Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura.
Deixe que os médicos se preocupem com isso.
Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo.
(Lembre-se disto se for um desses depressivos!)
Aprenda sempre! Aprenda mais sobre diferentes áreas e temas. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
“Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão”. E o nome do Alemão é Alzheimer!
Aprecie mais as pequenas coisas. Ria muitas vezes e se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele ou ela!
Nas adversidades: Aguente, sofra e ultrapasse.
A única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós mesmo.
VIVA enquanto estiver vivo.
Rodeie-se das coisas que ama. Faça viagens sempre que puder, planeje e expanda seus horizontes, e principalmente não deixe de cuidar de sua saúde.
Diga às pessoas que as ama a cada oportunidade, não deixe para depois e expresse gratidão.
Sabedoria pura, que também é fonte de estudos da ciência.
A Psicologia Positiva é o ramo que estuda as emoções positivas, a felicidade, os traços positivos do caráter ou forças pessoais (sabedoria, criatividade, coragem, cidadania, etc.), os relacionamentos positivos. Acreditamos que os níveis de satisfação, resiliência e felicidade, podem sempre ser aprimorados e com isso impactar a vida profissional das pessoas de forma produtiva e fortalecedora.
Existe uma forte correlação entre lucratividade, produtividade e resultados excelentes das empresas com a satisfação e bem-estar das pessoas.
Na lista das melhores empresas para se trabalhar, nota-se claramente que as melhores são as que apresentam um conjunto consistente de boas praticas de gestão, liderança e comunicação, ou seja seus indicadores refletem nos índices de satisfação e bem-estar de seus colaboradores.
Para saber mais e conhecer as 24 forças das psicologia positiva. Faça seu teste VIA – gratuito: https://esserehp.com/teste-via/
Exercendo uma Liderança positiva
É um novo modelo de LIDERANÇA que promove engajamento das pessoas e maior produtividade em ambiente organizacional saudável. As estratégias da LIDERANÇA POSITIVA estão na construção sustentável de um clima positivo, relações positivas, comunicação positiva e significados positivos. E não existe nada como o poder do reforço positivo. A energia da alegria é a mais poderosa motivação que existe.
A força da positividade está nos processos de aprendizagem e fortalecimento de competências. E a competência é o produto da multiplicação de três fatores:
∙ Saber Fazer: conjunto de informações, conhecimentos e experiências;
∙ Querer Fazer: motivação, vontade e comprometimento;
∙ Poder Fazer: ferramentas, local de trabalho adequado e equipamentos.
É você usar o seu jeito e as habilidades para fazer acontecer, afinal o seu jeito é o jeito certo e que funciona na vida pessoal e profissional.
Ninguém aprende sobre pressão. As pessoas aprendem quando estão abertas ao inesperado, ficam curiosas com uma sede interior pelo saber e tudo passa a ter um significado, gosto pela descoberta e a informação é transformada em conhecimento e incorporada no repertório de ação.
Você se concentra na estratégia para as pessoas e as situações específicas. Você tem um foco, conteúdo e flexibilidade situacional, ambiente propício e descontraído em que todos se sentem parte do espetáculo.
Desta forma as pessoas levam esta atitude negativa para o trabalho que realizam, tornando-o enfadonho e o transformam em um lugar desagradável de onde querem fugir para se ter diversão.
O sucesso de algumas empresas deve-se ao espírito de equipe que elas apresentam, e um fator primordial para o desenvolvimento é o senso de humor, saudável e com respeito aos limites do outro.
Concluindo
É importante que cultivemos o hábito de celebrar as conquistas criando um ritual de alegria transformando num momento em que o Ser Humano entre em contato com sua melhor essência.
Não há formula lógica, mas podemos escolher caminhos que nos encham de entusiasmo, alegria e alto astral. A positividade integra o bem-estar físico, emocional, mental e espiritual e transformando o ambiente de trabalho, tornando-o mais saudável e com mais satisfação gerada vai aumentando a produtividade. Acontecem coisas ruins com todas as pessoas, mas em geral seus efeitos em nós, não vão durar para sempre. O tempo cura realmente cura tudo. As decepções são importantes e sérias, mas a tristeza passa e a vida nos leva por outros caminhos.
Tudo na vida é uma questão de escolha. A positividade é treinável, transformando-se em hábitos e competência para uma vida melhor e plena.
Autor:
José Renato Zornetta
Master Coach, Psicólogo Organizacional, Treinador Comportamental, sócio da ESSERE HIGH PERFORMANCE. www.esserehp.com