Tempo de leitura 4 minutos
A nossa homenagem para o dia internacional das mulheres é um justo reconhecimento das contribuições de um estilo de Liderança Feminina que está transformando muitas organizações.
Liderança é um tema cativante e muito vasto e independente de gênero os modelos de liderança não mudam, mas o estilo feminino é singular e deixa sua marca positiva no mundo corporativo.
Selecionamos dois exemplos de muita sabedoria, inspiração pelos resultados da LIDERANÇA FEMININA, neste artigo.
Primeiro Exemplo: os três conselhos da liderança feminina de Sheryl Sandberg. Ela é atualmente a COO do Facebook e membro do conselho administrativo da empresa.
1. Sente-se à mesa
“As mulheres subestimam sistematicamente suas habilidades. Não negociam por elas mesmas no mercado”, fala, citando um estudo que aponta que 57% dos homens recém-formados negociam seu primeiro salário enquanto apenas 7% das mulheres fazem o mesmo.
“Os homens atribuem seu sucesso a eles mesmos e as mulheres o atribuem a fatores externos. Se você perguntar aos homens por que eles fizeram um bom trabalho, eles dirão: ‘Sou demais. Obviamente. Por que você está perguntando?’. Se você perguntar o mesmo às mulheres, elas dirão que alguém as ajudou, que elas tiveram sorte, que trabalharam duro”, continua.
“Por que isso importa? Importa muito porque ninguém chega ao escritório principal sentando-se ao lado e não à mesa. E ninguém é promovido se não acreditar que merece o sucesso, ou se não entender o próprio sucesso.”

2. Tenha um parceiro que é seu parceiro de verdade
“Se uma mulher e um homem trabalham em tempo integral e têm um filho, a mulher faz duas vezes mais trabalho doméstico do que o homem e cuida três vezes mais da criança”, começa. “Então ela tem três empregos, ou dois, e ele têm um. Quem você acha que pede demissão quando alguém precisa ficar em casa mais?”
“Temos de tornar isso [ficar em casa e cuidar dos filhos] tão importante quanto um emprego – porque é o emprego mais difícil do mundo – para pessoas de ambos os sexos, se vamos igualar as coisas e deixar as mulheres trabalharem.”
3. Não saia antes de sair
“Eu acho que realmente há uma ironia profunda no fato das ações que as mulheres têm tomado – e eu vejo isso o tempo todo – com o objetivo de permanecer no mercado. E ela começa a pensar em ter um filho. E a partir do momento em que ela começa a pensar nisso, ela começa e pensar onde encaixar essa criança na rotina. E, literalmente, a partir desse momento ela não levanta mais a sua mão, ela não corre atrás de uma promoção, ela não pega um novo projeto. Ela começa a se afastar.
Segundo exemplo: Algumas boas práticas de Liderança Feminina genuinamente Brasileira da empresária Luiza Trajano, ela comanda a rede de varejo Magazine Luiza e segundo a Revista Forbes é uma das 3 mulheres mais poderosas do Brasil.
1 – Não desista do seus sonhos
“Aos 12 anos, minha mãe, que tinha uma grande inteligência emocional, me aconselhou a trabalhar durante minhas férias escolares para conseguir o dinheiro. Ela nunca falou que eu não conseguiria ou que não poderia dar essas lembranças, mas me incentivou a conquistar meu próprio salário”
2 – Não tenha vergonha de quem você é
“Adorei a experiência. Tive minha primeira poupança e a partir daí nasceu uma vendedora. Eu sou de uma família que não tem vergonha de falar que trabalha com vendas. Foi assim que eu peguei gosto pelo varejo”
3 – Pratique a empatia
“Tudo fica mais fácil quando colocamos em prática o mantra ‘faça aos outros o que gostaria que fizessem a você’. Essa frase está impressa no crachá de todos os funcionários do Magazine Luiza. Os líderes precisam ver o talento e aquilo que o funcionário possui de positivo e trabalhar em cima disso, não apenas focar no lado negativo”
4 – Dê voz aos seus liderados
“Em todas as unidades da nossa empresa, temos o conselho de colaboradores, que são eleitos pela própria equipe e atuam junto à liderança para ajudar em algumas decisões e melhorias. Com esses exemplos, quero reforçar que, na companhia, todos são fundamentais para que o resultado aconteça. É por isso que investimos em uma gestão participativa”
5 – Não pense pequeno
“É preciso sonhar grande, mas sempre agindo com os pés no chão, dentro de suas possibilidades. Isso é válido tanto para CEOs como para executivos de RH. É preciso acreditar no potencial humano e na capacidade das pessoas, sem nunca deixar de sonhar. Sempre que queremos crescer só um pouco, geralmente não conseguimos nem chegar perto do objetivo, mas quando ousamos, com metas desafiadoras, a motivação é outra”

Deixamos aqui estes exemplos e nossas homenagens a todas as mulheres, nós realmente sabemos quanto é inspirador termos vocês em nossas vidas, mães, esposas, parceiras de trabalho.
Tema: Liderança Feminina
Subtema: Exemplos de estilo de liderança feminina. Boas práticas de Gestão e Liderança.
Tags # Liderança Feminina. Homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Boas práticas de Liderança Feminina. Exemplos de estilos de liderança.