O desafio das competências e seu alinhamento estratégico com RESULTADOS

Hoje mais do que nunca as pessoas têm de ser COMPETENTES, mudanças acontecem mais rapidamente, introduzindo um novo conceito de tempo e sentido de urgência, onde nossas competências desenvolvidas estão com prazo de validade e precisam ser recicladas, atualizadas continuamente e o desafio está no alinhamento estratégico com foco nos RESULTADOS.

Atrás de cada transformação existem pessoas. Pessoas que sabem agir sobre a realidade, alinhando a estratégia com resultados e assim abrem novos caminhos, encontram novos valores, saber destruir receitas do mundo velho e regras superadas, usando com sabedoria a experiência acumulada. 

As organizações de sucesso hoje são aquelas que conseguem, alinhar o ritmo estratégico dos resultados de toda a organização com a sua estratégia e, principalmente, com a competência de seus colaboradores, fazendo com que todos caminhem na mesma direção. Tarefa nada fácil!…

Um treinamento no âmbito corporativo que ensina meramente conceito e técnica reforça o “vender produto”, mas não estimula um comportamento orientado para a solução do cliente, afinado com os propósitos da Organização. Venda é algo maior. Vender é entender de gente. E gente muda. Assim como a maneira de fazer negócios com ela. Se os vendedores não internalizam isso, os resultados nunca ultrapassam o esperado. E, o que é mais grave: será difícil a empresa chegar ao posicionamento de marca desejado.

Mais do que “ensinar a pescar”, todo processo de ensino deve ir além. O verdadeiro aprendizado ocorre de dentro para fora. Trabalhar no âmbito do cognitivo, assimilando conceitos, é importante, mas a pessoa aprende, verdadeiramente, a partir da vivência e análise de experiências que desenvolvem a percepção e a consciência, instrumentalizando-a com referenciais que, uma vez acionados, detonam comportamentos diretivos.

Mais do que passar informações, ensinar uma teoria ou técnica, é preciso ajudar o aprendiz a encontrar um sentido para a ação. Estamos falando no que mobiliza afetivamente as pessoas, fazendo-as perseguir objetivos, não tanto pelo gosto de chegar lá, mas pelo prazer da caminhada.

A capacitação e o aperfeiçoamento devem ser um processo permanente, sistêmico, holístico. Ao possibilitar ao funcionário ampliar o seu universo de informações qualificadas, estimulando-o a refletir e a aprimorar suas habilidades, a reavaliar seus valores e crenças, a empresa ganha em competitividade e eleva o que se pode chamar de inteligência interna.

Assim, a implantação de um processo de educação corporativa deve ser feita de forma criteriosa para que os resultados sejam efetivamente positivos. Um bom programa começa pelo entendimento da Missão/Visão estratégica da empresa em linha com os valores extraídos e (bem) compreendidos do Cliente; passa pelo mapeamento das competências exigidas e das competências existentes com vista a atender a Proposição de Valor; segue pela identificação dos gap’s e pelo desenvolvimento de um Programa de Educação Continuada sob medida – programa esse alimentado por estímulos de Atitude e pela permanente mensuração de resultados, pautada em métricas bem definidas, reais.

Por isso acreditamos que nosso diferencial está nas soluções de alto impacto ensinando cada indivíduo a evoluir com consciência, gerando uma transformação autêntica de dentro para fora.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Abrir bate-papo
Olá,
Podemos ajudá-lo?