[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Tempo de leitura 4 minutos
Um profissional para se destacar em sua carreira precisa ter conhecimento atualizado e ter o desejo de crescer. Isso significa que o processo de aquisição de conhecimento é um processo de aprendizagem contínua por toda a vida e carreira.
Para inspirar o processo de aprendizagem como um projeto estratégico de melhoria contínua na vida, pensamos em profissionais conectados com hábitos positivos, voltados para o desenvolvimento humano.
A primeira questão que se apresenta é a capacidade de absorver informações e transformar a informação em conhecimento.
Além do aprendizado vale a pena reforçar a importância da atitude de colocar em prática o que é aprendido.
Saber e não fazer, ainda não é saber. -Lao-Tsé (604-517 a.C.) foi um filósofo da China Antiga.
Lembre-se que você não ganha pelo que sabe, mas pelo que faz com o que sabe.
Uma metáfora inspiradora, seria pensar na sua mente com um Aplicativo para Celular, e questionar:
- O aplicativo (sua mente) está atualizado?
- O aplicativo tem muitas funcionalidades?
- Os bugs do aplicativo foram corrigidos?
- Qual a especialidade e o problema que o aplicativo resolve?
- Quais são os diferenciais do aplicativo?
- Quais são os reviews que as pessoas dão sobre o aplicativo?
Um fato inquestionável, a concorrência é implacável com os acomodados e estagnados.
Isso também é verdade na carreira ou em busca de novas oportunidades, a situação é a mesma. Por isso invista tempo e recursos no seu autodesenvolvimento para diferenciar-se e ser competitivo, como disse Bejamin Barber – “eu não divido o mundo entre os fracos e os fortes ou entre sucesso e fracassos. Eu divido entre os que aprendem e os que não aprendem.”
Segundo o Forúm Econômico Mundial, até 2022, mais da metade (54%) dos profissionais precisarão se capacitar ou recapacitar para aprimorar ou ganhar novas habilidades.
“Life Long Learning” – É o termo em inglês para educação continuada, um conceito que pode ser resumido na frase “nunca é cedo ou tarde demais para aprender”. Basicamente, o lifelong learning significa investir na formação pessoal ou profissional de maneira voluntária, proativa e permanente, seja por motivos particulares ou para crescimento na carreira. Fonte: Wikipédia.
Ser um “Life Long Learner” é a chave para desenvolver a capacidade de desaprender velhos hábitos e aprender rapidamente novos conceitos e práticas.
Os desafios que estamos enfrentando atualmente nos ensinou que as mudanças ocorrem e forma rápida e neste cenário a adaptabilidade para a mudança e a capacidade de aprender de forma contínua são fundamentais.
É necessário nosso empenho em alterar nosso modelo mental e nosso padrão de comportamento interno, passando a ser agentes da transformação sempre considerando “aprender a reaprender”.
Nossa capacidade de adaptabilidade e capacidade de nos reinventar nos traz a percepção de fragilidade, assim é importante também, ser antifrágil, mais do que ser resiliente.
“Neste mundo, nada é mais maleável e frágil quanto a água. Contudo, ninguém, por mais poderoso que seja, resiste à sua ação (corrosão, desgaste, choque de ondas), ou pode viver sem ela. Não é bastante claro que a flexibilidade é mais eficaz que a rigidez? Poucos agem de acordo com essa convicção”. – Lao-Tsé
O conceito “antifrágil” tem como fundamentos o autoconhecimento, a Inteligência emocional e capacidade de dirigir sua força onde realmente é necessária e focar nos pontos de melhoria.
Segundo um estudo do Institute of Business (IBV), realizado pela IBM com aproximadamente seis mil executivos em 48 países, as principais prioridades dos CEOs em termos de skills críticos estão associados a habilidades comportamentais.
Os desafios para o aprendizado são muitos, mas temos que nos adaptar e estar preparados para participar as oportunidades que estão surgindo. Hoje nós temos um ambiente muito mais receptivo para discussão de novas ideias ou pensar fora da caixa.
Hoje não faz mais sentido ver seus parceiros de trabalho como adversários ou concorrentes, em um ambiente hierarquizado, atitudes colaborativas realmente são muito mais significativas assim como a quebra da hierarquia e acelera a aprendizagem coletiva.
No exercício da LIDERANÇA, o mais importante é inspirar pessoas e organizações por meio de um olhar de empatia, mas para isso acontecer é importante ter curiosidade e desejo real de sair do nosso eixo para entender o lugar do outro, facilitando os processos de aprendizagem no ambiente de trabalho.
Resumindo como colocar em prática:
- Conectar-se ao propósito.
- Curiosidade, observar, pesquisar, interpretar, intervir.
- Foco, concentração plena de corpo e alma.
- Alcançar o estado de FLOW, encontrando o equilíbrio entre o desafio e a habilidade.
- Criar marcos e evidências de aprendizagem para percebermos que estamos evoluindo no conhecimento de temas que importam.
- Celebrar os avanços e comemorar o encerramento de um ciclo, estimula a identificar ao longo do processo pequenos marcos que apoiam a identificação dos avanços, isso é muito energizador.
Nenhum saber detém todo o conhecimento, existe a necessidade de somar visões e perspectivas para resolver assuntos complexos.
Na ESSERE, construímos experiências transformadoras e significativas de aprendizagem, mapeando a realidade a ser transformada.
Tornamos o processo de aprendizado em um hábito de alto desempenho, com base no autoconhecimento para elaboração de planos de desenvolvimento pessoal para maximizar e acelerar resultados.
Fontes:
Livros: Expertise competitiva. Kelly Palmer e David Blake – Alta Books editora. – 2019.
O poder da aprendizagem – Potencializando o fator humano nas organizações. Klas Mellander – Editora Cultrix.
Tema: A aprendizagem como hábito. Aprendizagem contínua.
Subtema: Destaque-se! – Tornando o aprendizado um hábito diário. Mudanças em sua rotina aceleram o processo de aprendizado.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]