O que é Inteligência Emocional?
Ter inteligência emocional é saber identificar, entender, utilizar e administrar emoções de forma eficiente e positiva. A definição de inteligência emocional e os estudos a respeito são amplos. Sugerem a capacidade de entender as emoções dos outros, compreender as próprias emoções e administrar estados sentimentais.
Qualidades como empatia, controle emocional, motivação e habilidades sociais formam parte de um espectro de capacidades compreendidas dentro do nicho da inteligência emocional.
Sabemos hoje que o comportamento humano tem um forte impacto de como lidamos e reagimos às nossas emoções na obtenção de resultados, e isso se sobrepõe às habilidades, à experiência e ao alto nível de QI.
Quem criou o conceito de Inteligência Emocional
O termo “inteligência emocional” apareceu em 1985 pela primeira vez, com a tese de doutorado de Wayne Payne “Um estudo das emoções: desenvolvimento da Inteligência Emocional”. A tese teve como base estudos e pesquisas da psicologia desde 1920.
O conceito ganhou força e popularidade mundial em 1995 quando o psicólogo e jornalista norte-americano Daniel Goleman publicou o livro Inteligência Emocional e iniciou um fenômeno – ainda em voga – que nos permitiu descobrir o enorme poder que as emoções têm sobre nossa pessoa, sobre o que fazemos e no caminho dos relacionamentos.
Goleman explica que sua abordagem da inteligência emocional envolve quatro dimensões básicas:
• A primeira é a autoconsciência e refere-se à nossa capacidade de entender o que sentimos e permanecer ligados aos nossos valores, à nossa essência.
• O segundo aspecto é o da automotivação e nossa capacidade de nos orientarmos em direção aos nossos objetivos, recuperar contratempos, administrar o estresse.
• A terceira dimensão tem a ver com consciência social e empatia.
• A quarta é certamente a pedra filosofal da Inteligência Emocional: nossa capacidade de nos relacionarmos com a comunicação, alcançar acordos e criar conexões positivas e respeitosas com os outros.
Como medir a Inteligência Emocional e o impacto na performance e gestão
O primeiro instrumento validado pela comunidade cientifica é o assessment EQ-i 2.0® – ele mede Inteligência Emocional (IE) e seu impacto em pessoas e no ambiente de trabalho. A Inteligência Emocional é um conjunto de competências emocionais e sociais que influenciam a forma como nós percebemos e nos expressamos, desenvolvemos e mantemos relacionamentos sociais, lidamos com desafios e usamos informações emocionais de um modo efetivo e significativo.
Na ESSERE adotamos esse instrumento de diagnóstico pela sua consistência e a qualidade de relatório gerado. Para esta ferramenta ser utilizada, requer a formação em um robusto programa de certificação internacional.
Dicas práticas para desenvolver a Inteligência Emocional
Enquanto Inteligência Emocional não é o único fator a prever o desempenho humano e desenvolvimento de potencial, é provado que seja um indicador-chave dessas áreas.
Inteligência Emocional também não é um fator estatístico – ao contrário, ela pode mudar ao longo do tempo e pode ser desenvolvida em áreas específicas. Resumindo podemos desenvolver cada área da inteligência emocional, através de um programa estruturado de coaching para desenvolvimento destas habilidades.
Uma das questões que o leitor pode estar se fazendo nesse ponto do artigo é “O que eu poderia fazer em termos práticos para ter um melhor controle sobre minhas emoções?”
As dicas práticas são:
- preste atenção nas suas ações e reações;
- conheça quais são seus limites;
- tenha claras suas expectativas;
- identifique como tem investido seu tempo, como é o seu diálogo consigo mesmo: será que não está sendo muito crítico consigo, com os outros ou culpando as circunstâncias;
- e principalmente, identifique como você tem tratado os outros.
Concluindo: A inteligência emocional é a capacidade de identificar, entender, utilizar e administrar emoções de forma eficiente e positiva. Sendo uma habilidade fundamental para ter sucesso profissional, ela pode ser desenvolvida com a prática.
A ESSERE oferece assessments e coaching em temas fundamentais como inteligência emocional, desenvolvimento profissional, desenvolvimento de equipes, liderança e diversos outros.
Consulte-nos! www.esserehp.com
Fonte: Livro: Inteligência emocional de Daniel Goleman. – Livro: A Inteligência emocional na prática. Deise Zardetto Bello e Luciana Viana – Editora Conquista.
Título: Inteligência Emocional – entendendo o que é
Subtítulo: Como descobrir e desenvolver a inteligência emocional
# EQi-2.0 #Inteligiência emocional na pratica #coaching #assessment Inteligência emocional #solucção de conflitos #relacionamento interpessoal