Se um chef de cozinha, pudesse transformar seu desejo em uma receita, seria mais ou menos assim:
Um local de trabalho adequado é tão complexo quanto preparar um prato. Muitos ingredientes são necessários e misturá-los é desafiador, principalmente em dias especiais. Não importa a qualidade da panela, para ter um local de trabalho adequado é necessário coragem, devoção e paciência. Não é para qualquer um. Os truques, segredos, surpresas. Às vezes, você vai querer desistir. Preferimos o desconforto do estômago vazio. Então, a preguiça chega, a falta de imaginação sobre o que comer e acabamos apelando ao que é mais rápido.
Mas a vida, (azeitonas verdes no palito de dente) arruma sempre um jeito, de nos entusiasmar e nos abrir o apetite. O tempo prepara a mesa, determina o número de assentos e lugares. De repente, um ótimo ambiente de trabalho está pronto. Fulana é a mais inteligente de todas. Senhor Fulano veio preparado, ele é o mais comunicativo, cômico, autêntico. Outro Sr. Fulano, quem diria? Ele endureceu, secou antes do tempo. Este é gordo, generoso e abundante. Aquele outro, quem diria, foi embora para longe. Ela é passional. A outra Senhora Fulana é mais consistente.
E você? Sim, você, que lê meu pensamento e veio aqui para fazer parte disso. Como você se parece em um álbum de fotos? O mais prático e objetivo? O mais sentimental? O mais prestativo? O que nunca quis trabalhar? Quem quer que seja, não fique aí reclamando ou comparando etapas. Junte todas estas muitas afinidades e antipatias que fazem parte da vida. Não há pressa. Eu vou esperar. Você já juntou? Todas elas? Excelente. Agora, vista o avental, pegue a tábua de cortes, a faca mais afiada e tome alguns cuidados. Logo, logo você estará exalando cebola e alho. Não tenha vergonha de chorar. Um ótimo lugar de trabalho é uma receita que causa emoção. Nós choramos, por merecimento, raiva ou tristeza.
Primeiros cuidados: Paladares exóticos alteram o sabor deste prato. Mas se misturado com delicadeza, estas especiarias, que vem da África e do Oriente, que parecem estranhos para nosso paladar, tornam o ambiente de organização mais colorido, interessante e saboroso.
Atenção aos pesos e medidas: Um pouco a mais disso e daquilo, e você terá um verdadeiro desastre. Um lugar de trabalho adequado é um prato extremamente sensível. Tudo tem que ser muito bem medido, muito bem medido.
Outra coisa: Uma mão deve ser sortuda e a outra profissional. Principalmente quando decidir se intrometer. Saber ser intruso é uma verdadeira obra de arte. Uma grande amiga estragou toda a receita da organização, só por ter se intrometido no momento errado.
E o pior, muitos acreditam nessa receita. É tudo uma ilusão. Não existe um receita para um ótimo lugar de trabalho “Á La Oswaldo Aranha”; “Á La Rossini”; “Á La Belle Meniere” ou “Á La Brown Sauce”, onde a delicadeza é fundamental para a preparação. Um ótimo lugar de trabalho é afinidade, é “Á La mode” da casa. E cada um prepara um ótimo lugar de trabalho do seu próprio jeito.
Há pratos doces nesta receita, amargos e alguns apimentados. Há, também, aqueles sem qualquer sabor. Eles são um tipo de dieta, que você tolera apenas para manter seu perfil. De qualquer forma, um ótimo local de trabalho é um prato que deve ser servido sempre quente, muito quente. Um prato frio é insuportável, impossível de ser engolido.
Finalmente, uma receita de um ótimo local de trabalho não é copiada, é inventada. Aprendemos pouco a pouco, melhorando-a todos os dias e transmitindo o que sabemos. O que esse cozinheiro diz é, que sendo saboroso ou ruim de provar, um ótimo local de trabalho é um prato que você precisa experimentar. Se você puder saborear, não preste atenção à etiqueta. Passe o pão no molho que permaneceu na porcelana, na louça ou no utensílio de alumínio e aproveite ao máximo.
José Renato Zornetta
Master Coach
Saiba mais sobre a Essere High Performance em: https://esserehp.com/