[vc_row][vc_column][vc_column_text]
10 MINUTOS DE LEITURA
“Um homem inteligente comete um erro, aprende com ele, e nunca mais comete esse erro.”– Roy H. Williams (1958-), autor e especialista em marketing dos EUA.
Pense no último erro que cometeu no trabalho. Mesmo que fosse menor, como derramar café em um documento segundos antes de você apresentá-lo, você provavelmente terá sentido uma onda de pânico e, em seguida, teve o inconveniente de corrigir as coisas.
Ninguém é imune a cometer erros – somos humanos, afinal! Mas se simplesmente nos desculparmos e continuarmos como antes, corremos o risco de repetir os mesmos erros.
Quando não aprendemos com nossos erros, infligimos estresse desnecessário em nós mesmos e nos outros, e corremos o risco de perder a confiança das pessoas em nós.
Como parar de repetir erros
Aqui estão cinco passos para ajudá-lo a aprender com seus erros, e para colocar em prática o que você descobre.
“Cometer um erro” não é a mesma coisa que “falhar”. Um fracasso é o resultado de uma ação errada, enquanto um erro geralmente é a ação errada. Então, quando você comete um erro, você pode aprender com ele e corrigi-lo, enquanto você só pode aprender com um fracasso.
- Reconhecer seus erros
Você não pode aprender nada com um erro até admitir que você fez isso. Então, respire fundo e admita o seu, e então tome posse dele. Informe aqueles que precisam saber, peça desculpas e diga que está trabalhando em uma solução.
Dizer “desculpe” requer coragem, mas é muito melhor confessar do que esconder seu erro ou, pior, culpar os outros por isso. A longo prazo, as pessoas se lembrarão de sua coragem e integridade muito depois de terem esquecido o erro original.
Se, no entanto, eles ouvirem isso de outra fonte, sua reputação sofrerá e você pode não ter outra oportunidade de aprender.
- Reenquadrar o erro
Como você vê seus erros determina a forma como você reage a eles, e o que você faz a seguir.
As chances são de que você verá seu erro em uma luz puramente negativa enquanto qualquer choque inicial e desconforto sobre ele persistir. Mas, se você puder reformular seu erro como uma oportunidade de aprender, você vai se motivar a se tornar mais experiente e resiliente.
Quando reconhecer seu erro, pense no que pode fazer para evitar que aconteça novamente. Por exemplo, se você não seguiu um processo corretamente, considere introduzir uma lista de verificação mais robusta ou um documento de processo mais claro.
Pare de se martirizar, pare por um momento para refletir, e comece a pensar em como você pode ganhar com a situação.
Sua mentalidade desempenha um papel significativo na forma como você vê seus erros e, principalmente, em como você reage a eles.
Se você tem uma mentalidade de “crescimento”, você provavelmente vê os erros como uma oportunidade de melhorar, e não como algo que você está condenado a repetir porque sua mentalidade está “fixa” na crença de que você não pode melhorar.
Você pode aprofundar e descobrir como desenvolver uma mentalidade de crescimento com o livro “Mindset” de Carol S. Dweck.
Uma oportunidade de aprendizado não é o mesmo que uma desculpa para comportamento descuidado!
Em vez disso, admitir seus erros e mostrar que você aprendeu com eles pode ajudar os outros a entender que cometer erros é OK. Ou seja, desde que você aja de forma inteligente, de boa-fé, e mantenha sua tomada de risco dentro dos limites acordados.
Modele essa abordagem para incentivar seu time a assumir riscos responsáveis e a ser mais criativo.
- Analise seu erro
Em seguida, você precisa analisar seu erro honestamente e objetivamente. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- O que eu estava tentando fazer?
- O que deu errado?
- Quando deu errado?
- Por que deu errado?
Conduzir essa análise de causa deve revelar o que levou ao erro, e destacar o que precisa mudar para evitar uma repetição.
- Colocar lições aprendidas em prática
O perigo nesta fase é que as pressões de trabalho forçam você a voltar às suas tarefas rotineiras e comportamentos habituais. As lições que você identificou no Passo 3 poderiam definhar, não cumpridas, como meras boas intenções. Em outras palavras, aprender lições é uma coisa, mas colocá-las em prática é outra!
As chances são de que agir sobre o que você aprendeu exigirá a disciplina e motivação para mudar seus hábitos, ou mudar a maneira como sua equipe trabalha. Isso ajudará você a evitar a autossabotagem no futuro, e permitirá que você colherá os frutos e benefícios da implementação de melhores práticas de trabalho.
Aqui, você precisa identificar as habilidades, conhecimentos, recursos ou ferramentas que o impedirão de repetir o erro.
Faça isso com cuidado, porém, porque “correções rápidas” provavelmente levarão a mais erros. Todas as ações que você toma para implementar seu aprendizado precisam ser duradouras, e algo que você possa se comprometer.
Se o seu erro foi menor ou pessoal, objetivos pessoais e planos de ação estabelecerão as bases para implementar as lições que você aprendeu.
Por exemplo, se você souber que um erro ocorreu por causa do seu esquecimento, identifique o que pode fazer para que não ocorra novamente ou maior atenção aos detalhes poderia ajudar. Se você descobrisse que suas habilidades organizacionais estavam abaixo do padrão esperado, planejadores digitais e planilhas seriam ferramentas úteis.
Ou, se você descobriu que um erro ocorreu por causa de um mal-entendido transcultural, suas habilidades de comunicação podem precisar de um polimento.
Se o erro foi mais organizacional do que pessoal, você pode precisar implementar seu aprendizado de uma forma mais abrangente. Escrever procedimentos mais claros, por exemplo, poderia ajudar a garantir que mais seja feito sem erros.
Na verdade, não aprender com os erros é uma falha crítica, e fornecer feedback claro e específico é uma maneira de combater essa falha.
Recomendação de boa prática 1:
Aprender com os erros, e colocar esse aprendizado em prática, envolve mudanças. Se essa mudança impactar outras pessoas, será necessário o engajamento delas e sua atenção para iniciar a transformação e mantê-las.
Recomendação de boa prática 2:
Não tenha medo de pedir ajuda aos colegas ou ao seu gerente se você não tiver certeza de qual tática ou ferramenta será a mais eficaz na prevenção de mais erros.
Envolver outras pessoas é uma ótima maneira de fazê-las se sentirem investidas – e pode ser particularmente importante quando erros são cometidos em uma equipe ou nível organizacional. Então, promova um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis em expressar suas ideias.
5: Revise seu progresso
Você pode ter que experimentar várias maneiras de colocar seu aprendizado em prática antes de encontrar um que o impeça de repetir erros passados. O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma ótima ferramenta para identificar as soluções mais eficazes.
A partir daí, monitore a eficácia de sua tática escolhida revendo o número e a natureza dos erros que fazem – ou não! – ainda são feitos. Assumir o compromisso de forma declarada para outras pessoas pode ajudá-lo a permanecer comprometido com seu novo curso de ação.
Pontos-chave
Errar é humano, e não temos que nos punir pelos erros que cometemos. Eles podem ser grandes oportunidades para aprender, e desenvolver-se em um nível pessoal, bem como organizacional. Só precisamos aprender com eles, e colocar esse aprendizado em prática.
Quando você, ou um dos membros da sua equipe, cometer um erro:
- Reconhecer que errou. Não jogue o “jogo da culpa”. Isso é prejudicial a longo prazo, e você perderá o potencial para aprender.
- Reenquadrar seu erro como uma oportunidade para aprender e desenvolver.
- Revise o que deu errado, para entender e aprender com o seu erro.
- Identifique as habilidades, conhecimentos, recursos ou ferramentas que o impedirão de repetir o erro.
- Revise seu progresso.
Fonte: Versão e adaptação das ferramentas publicadas no site norte americano Mind tools. https://www.mindtools.com.
Tema: Superação e autodesenvolvimento
Subtema: Técnicas para lidar com erros e olhar positivo de lições aprendidas.
# Desenvolvimento profissional e pessoal. # autodesenvolvimento. # desenvolvimento de Liderança. # Coaching nas Empresas.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]