Tempo é vida, e somos finitos. Aprendendo a usar com sabedoria realizamos mais e vivemos com mais qualidade e bem-estar.
Este é sem dúvida um tema abrangente que acompanha todo projeto de desenvolvimento comportamental e aumento da produtividade. Neste artigo convido você a refletir sobre o tema, e encontrar sua resposta para ser mais produtivo com algumas dicas. Uma característica do ser humano é o usar o tempo total que dispõe para realizar uma atividade. E quando estamos nos aproximando do prazo final parece que tudo flui e acontece, mas produzindo estresse.
Um exemplo é quando vamos fazer o nosso imposto de renda: é muito frequente as pessoas deixarem para concluir na reta final do prazo ou no desenvolvimento de projetos, quando somos surpreendidos por contingências e o prazo se encurta e entregamos o resultado. A atitude produtiva e positiva é iniciarmos o dia, parando para pensar em tudo que precisa ser realizado e colocar as atividades em prioridades, planejar o tempo. Pois, isso irá aumentar a produtividade e a qualidade de vida, diminuindo o estresse e tudo fica melhor.
“Demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir. ” – Friedrich Nietzsche.
Estudiosos e pesquisadores do tema apontam para algumas dicas dos comportamentos das pessoas bem-sucedidas:
- Identificar o objetivo mais importante, ajuda você a priorizar as suas tarefas;
- Uma agenda rigorosamente programada alivia o estresse e aumenta o foco mental;
- Utilize cadernos para anotar as suas ideias imediatamente;
- Encontros diários breves podem substituir reuniões longas, reduzir os e-mails e unir a equipe;
- O princípio 80/20 estabelece que 20% do trabalho gera 80% dos resultados;
- Ao delegar o maior número possível de tarefas, você tem mais tempo para os seus objetivos de maior retorno;
- Planeje blocos temáticos específicos a dias da semana, tais como “dias de foco” ou “dias de preparação”;
- As pessoas de alto desempenho tratam imediatamente as novas tarefas de curta duração para evitarem mais trabalho e desorganização;
- Renovar sua energia física e mental com sono e relaxamento aumentará a sua produtividade;
- O autoconhecimento é o ponto de partida para desenvolvermos hábitos novos com atuação disciplinada, com foco no resultado, lapidando habilidades continuamente. Usando o tempo com sabedoria em direção aos interesses de realização. Isso é a base do treinamento para sermos pessoas produtivas e de alta performance.
Para mais dicas acompanhe nosso site: https://esserehp.com/
José Renato Zornetta