Todo profissional constrói sua marca diariamente, com sua reputação, imagem e atitudes consistentes. Esses são exemplos que transcendem uma redação impecável de um currículo.
- O currículo deve ser impecável, sucinto sem perder os pontos essenciais de competências e talentos para despertar interesse em uma conexão pessoal, sendo assim o seu cartão de visita para um novo emprego;
- Por isso, faça uma autocrítica verdadeira para certificar-se de suas características e como os outros as percebem. Desta forma eleva-se a consciência de quais são as suas experiências mais relevantes e competências aderentes ao seu perfil profissional.
- Esteja presente com seu perfil no Linkedin e esteja seguro de que sua presença online apoia a sua marca pessoal. Explore o potencial desta importante rede com as informações que estão disponíveis nos tutoriais do Linkedin. Caso precise de ajuda, não hesite em pedir ajuda de um profissional especializado.
- A sua marca e a sua imagem profissional deve ser refletida e cultivada continuamente em sua rede profissional, construindo sua reputação. Lembre-se que uma rede de contatos, (networking) é mais eficaz para se construir estes relacionamentos do que para encontrar um bom emprego, isso significa que a oportunidade vem até você por meio de recomendação, indicação, reconhecimento, visibilidade etc.
- Isso é chover no molhado, mas vale lembrar de nunca exagerar ou mentir no seu currículo, colocando coisas que não poderão ser comprovadas ou sustentadas na entrevista.
- Seja autêntico e demonstre na entrevista que você é você mesmo, sem surpresas. Lembre-se que a aquisição de uma pessoa inadequada, pode se tornar um processo extremamente caro e de demorada solução!
- Sinta o clima da entrevista e se posicione de forma adequada, não se estenda nas explicações, porém evite as respostas lacônicas que obrigue o entrevistador insistir na pergunta. Resumindo: aproveite a entrevista para evidenciar a sua capacidade e estilo de liderança, pois os empresários estão em busca de líderes e profissionais que tenham inteligência emocional, que inspiram as pessoas a produzir mais, melhor e de forma saudável.
Tema: Você é muito mais que seu currículo. Empregabilidade.
Subtemas: Aquisição estratégica de talentos.
Objetivo: Empregabilidade. Marketing pessoal de resultados. Posicionamento profissional no mercado.
Fonte: esserehp.com